Pages

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O PORQUÊ DO BLOG

Sou da geração que viu o resgate do Botafogo, que viu o seu declínio e viu novamente o seu resgate. Por conhecer em tão pouco tempo a roda-viva que é torcer para um clube de futebol, acho que posso trazer um pouco de luz ao  debate alvinegro. Vejo hoje em dia uma geração exageradamente pessimista e impaciente com o nosso clube da Estrela Solitária. Os motivos podem ser muitos, mas não acho que seja o caminho correto do bom debate e da boa prática de torcer.

Nasci em 1985 e não sou de família alvinegra. O Botafogo foi mais que uma simples escolha, foi uma decisão de vida que moldou minha personalidade e meu modo de encarar as coisas. Vi o Botafogo ser diminuído, relegado ao 5º plano, com campanhas pífias. Mas vi esse time ser campeão brasileiro contra todas as expectativas e viver se não um mar de rosas, um belo momento até 1999, quando foi a final e perdeu a Copa do Brasil para um pequeno Juventude com o Maracanã abarrotado de botafoguenses. Ali foi um rito de passagem.

Daquele dia até o rebaixamento da série  B em 2002 foram uma série de intempéries com o time tentando escapar do rebaixamento seguidas vezes, até o destino confirmar a incompetência administrativa daqueles anos. Novamente momentos difíceis, mas o resgate veio. A campanha da série B foi bacana, mas ela foi a menor das conquistas. O respeito adquirido nos anos posteriores e a melhora nas estruturas esportivas-administrativas são o que contam no final das contas.

Algumas pedras no caminho surgiram, a temporada de 2007 será lembrada por muitos como a do time que não ganhou nada, na minha opinião fica o momento em que o futebol do Botafogo voltou a ser notícia positiva no cenário nacional. As boas campanhas no Brasileiro, que ainda não são o salto de qualidade que a torcida espera, mas são um norte de que as coisas caminham para o caminho certo.

Ao escolher o Botafogo como parte significativa da minha vida, sabia que não era a escolha mais fácil, a escolha da maioria ou a escolha de quem ganha títulos sempre em sequencia. Mas nada disso importa, o Botafogo por si só me basta e a ele me dedico. Mas sei enxergar que o momento agora é melhor que o que vivi muitas vezes como torcedor. Sendo assim a corneta não soa alta vindo da minha parte. O que vem alto é o grito para incentivar meu time em campo.

Criticar e falar mal de tudo e todos é sempre mais fácil do que tentar enxergar os pontos positivos e negativos. Dá muito mais audiência os apupos e as críticas. Mas não sou de escolher o caminho mais fácil, assim como o Botafogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário